Em suas mãos
Em suas mãos, 2022
Latão e sabonetes líquido
13˚ Bienal do Mercosul
Em suas mãos é uma obra feita de saboneteiras em latão, textos e sabonetes líquidos à serem dispostas nos banheiros do espaço expositivo. As fragrâncias dos sabonetes vão desde cheiros familiares, os quais, normalmente, já temos em nossa memória olfativa e são facilmente reconhecidos até alguns mais abstratos, não tão óbvios, por assim dizer. Essa gama, que varia de cheiros familiares a cheiros mais complexos convida o visitante a revisitar suas memórias ao que aqueles cheiros significam e/ou até mesmo a criar novas memórias no tempo presente.
A predominância das relações de cheiros, com a palavra e a memória são de interesse quando os exploro em meus trabalhos. A narrativa dos cheiros é potencializada pelos textos que acompanham cada saboneteira. Com base em minhas memórias pessoais, ofereço pistas do que aqueles cheiros podem vir a significar, a nível individual, mas também coletivamente, ampliando a perspectiva e percepção do visitante perante sua existência (do cheiro) e seu uso enquanto linguagem artística.
O título do trabalho faz uma alusão a responsabilidade individual do sujeito da própria prática de lavar as mãos, que ganhou ainda mais notoriedade na luta contra a Covid-19 como também da possibilidade de que existe um algo a mais em suas mãos, no caso os cheiros, e para onde eles podem te levar, só depende das memórias individuais de cada um.